O presidente Jair Bolsonaro dispensou, nesta quarta-feira, 30, a ajuda humanitária oferecida pela Argentina às vítimas das fortes chuvas que assolam a Bahia.
O governo baiano, em nota, informou que a decisão da União foi comunicada ao consulado argentino ainda na noite de quarta.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
A Argentina ofereceu o envio de profissionais especializados nas áreas de saneamento, logística e apoio psicossocial.
O governador Rui Costa (PT) agradeceu o auxílio por meio de uma publicação no Twitter, e pediu celeridade ao governo federal para autorizar a ajuda.
No documento, o governo brasileiro agradeceu o apoio da Argentina e justificou a dispensa afirmando que a situação na Bahia “está sendo enfrentada com a mobilização interna de todos os recursos financeiros”.
O Ministério das Relações Exteriores disse ainda que, “na hipótese de agravamento da situação, requerendo-se necessidades suplementares de assistência, o governo brasileiro poderá vir a aceitar a oferta argentina de apoio da Comissão dos Capacetes Brancos.
_____________________________________________
RELACIONADAS
+ Presidente Jair Bolsonaro realiza troca de 14 ministros em 2021
+ Presidente Bolsonaro é duramente criticado por tirar folga durante tragédia na Bahia
+ Bolsonaro diz que não vai vacinar a filha de 11 anos
__________________________________________
Desde o início do mês de dezembro, as chuvas estão deixando dezenas de pessoas desabrigadas e cerca de 24 pessoas morreram e outras 434 estão feridas.
Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), cerca de 630 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas e enchentes.
___________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS