Por conta das fortes chuvas que atingem Teresina, em Piauí, a prefeitura decretou nesta segunda-feira, 3, estado de emergência.
Segundo a Defesa Civil municipal, 17 mil pessoas vivem em áreas onde a elevação do nível dos rios Parnaíba e Poti ameaça provocar alagamentos.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
“Estamos decretando situação de emergência na cidade, para podermos atuar com mais rapidez no atendimento às vítimas de enchentes”, informou o prefeito José Pessoa Leal.
Meteorologia
De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Olívio Bahia Neto, choveu mais na capital do Piauí entre a sexta-feira, 31, e as 9h da manhã desta segunda-feira, 3, do que o volume esperado para todo o mês de janeiro, de 199,6 milímetros (mm) contra 196,8 mm.
A chuva deverá ser intensa até sexta-feira, 7. Além da umidade elevada e das altas temperaturas, uma área de alta pressão potencializa as chuvas que atingem uma extensa área que vai do leste do Pará ao litoral do Ceará.
___________________________________
RELACIONADAS
+ Minas Gerais: 63 cidades estão em situação de emergência devido as chuvas
+ Autoridades confirmam 20 mortes causadas pelas chuvas na Bahia
+ Chegada das chuvas faz FVS emitir alerta sobre complicações do vírus Influenza no Amazonas
_____________________________________
Resgate
Somente nesta segunda-feira, 3, 15 famílias de áreas de risco foram socorridas pela Defesa Civil municipal.
No total, 117 famílias já foram retiradas de áreas alagadas e uma pessoa morreu após seu carro ser arrastado pela força da água e cair em um córrego de cerca de dois metros de profundidade. Outros cinco ocupantes do veículo foram resgatados com vida.
___________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS