Nesta segunda-feira, 10, o Ministério da Saúde (MS) anunciou mudanças no período da quarentena para pessoas infectadas com a Covid-19.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

O período cairá de 10 para 7 dias caso o paciente não tenha sintomas há pelo menos 24 horas. Nesse caso, não há a necessidade de teste.

Entre as mudanças, também está a redução de 10 para 5 dias para pessoas que estão sem sintomas respiratórios, sem febre há 24 horas (sem o uso de antitérmico) e que tenham resultado negativo para teste PCR ou de antígeno.

“O isolamento é de sete dias. Se o paciente não quis testar no quinto dia, mas, se ao sétimo dia ele estiver sem sintomas, sem febre e sem uso de medicamentos por 24 horas, ele pode sair do isolamento. Não é necessário testar”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros.

Veja as mudanças:

– Cinco dias de isolamento: pacientes sem sintomas respiratórios e febre por um período de 24 horas (e sem uso de antitérmico) poderão sair em cinco dias de isolamento caso o teste der negativo. Caso o paciente assintomático apresente teste positivo no 5º dia, deverá manter o isolamento até o 10º dia.

– Sete dias de isolamento: pacientes assintomáticos estarão liberados do isolamento sem precisar fazer teste. Se o paciente continuar com sintomas respiratórios ou febre, ele pode fazer o teste (PCR ou antígeno). Caso dê negativo, pode sair do isolamento. Se der positivo, deve ficar resguardado até 10 dias e só sair quando não tiver mais sintomas.

– Dez dias de isolamento: Se o paciente estiver sem sintomas respiratórios, não é necessário fazer o teste e a pessoa pode sair do isolamento.

___________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS