Ícone do site Portal Norte

Venda e uso de autotestes de Covid-19 irregulares são suspensos pela Anvisa

Dois autotestes de Covid-19 tiveram o recolhimento determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A medida restritiva tem como objetivo reduzir os riscos à saúde da população.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A medida suspende a comercialização, distribuição, fabricação, importação e propaganda dos exames ‘Teste Covid meuDNA PCR-LAMP Autocoleta de Saliva’, da empresa Empreendimentos Pague Menos S/A, e ‘Autoteste Covid-19 Isa Lab’.

Segundo a agência, o produto ‘Autoteste Covid-19 Isa Lab’ não possui registro junto à agência e estava sendo comercializado por empresa não regularizada. O produto ‘Teste Covid meuDNA PCR-LAMP Autocoleta de Saliva’ também não possui registro junto à Anvisa.

A Anvisa recebeu a denúncia sobre os testes irregulares no dia 20 e encaminhou os casos para investigação.

___________________________

RELACIONADAS

Anvisa adia decisão sobre liberação de autotestes de Covid para cobrar mais dados do Ministério da Saúde

Saúde envia à Anvisa pedido para autorizar autoteste de Covid-19 no Brasil

___________________________

Ainda não existe nenhum produto aprovado pela Anvisa como autoteste de Covid-19. No dia 19 de janeiro, a agência cobrou informações adicionais do Ministério da Saúde para deliberar sobre o uso desse tipo de exame no Brasil.

Os exames, que podem ser feitos em casa, permitem realizar o acompanhamento das condições da doença. No entanto, os testes não são conclusivos para o diagnóstico segundo a Anvisa.

A Decisão da Diretoria Colegiada da agência votou, em maioria, pela cobrança de informações adicionais, por parte do Ministério da Saúde, de política pública para uso dos exames no país.

___________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

Sair da versão mobile