O Instituto Nacional do Câncer (Inca) informa que são estimados 625 mil casos novos de câncer no Brasil, em 2022.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
O Dia Mundial do Câncer é lembrado nesta sexta-feira, 4, e tem como objetivo alertar a população sobre cuidados e prevenção.
De acordo com o instituto, a maior incidência será de câncer de pele não melanoma (177 mil), seguido pelos cânceres de mama e próstata (66 mil cada), cólon e reto (41 mil), pulmão (30 mil) e estômago (21 mil).
Com exceção do câncer de pele não melanoma, nos homens, os tipos de câncer mais frequentes, serão: (29,2%), cólon e reto (9,1%), pulmão (7,9%), estômago (5,9%) e cavidade oral (5,0%).
Nas mulheres, sem contar o câncer de pele não melanoma, os mais frequentes serão os cânceres de: mama (29,7%), cólon e reto (9,2%), colo do útero (7,5%), pulmão (5,6%) e tireoide (5,4%).
________________________________________
RELACIONADAS
+ Saiba quais são os sintomas iniciais da leucemia
+ Em alusão ao Dia Mundial do Câncer, FCecon realiza ação educativa nesta sexta-feira em Manaus
________________________________________
Amazonas
Para 2022, o Instituto Nacional de Câncer estima 5.410 novos casos de câncer para o Amazonas.
Desses novos casos, 700 são de câncer de colo de útero, 480 de próstata e 450 de mama os mais incidentes entre a população local.
Cuidados
De acordo com o diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), o mastologista Gerson Mourão, as pessoas têm um pensamento equivocado de que o câncer é hereditário, mas a hereditariedade corresponde a apenas 10%.
“A grande maioria – 90% – dos casos acontece ao acaso na vida das pessoas. Assim, é preciso ter em mente que todos são responsáveis pela sua saúde, por meio da adoção de hábitos saudáveis”, pontua.
De acordo com o médico especialista, as pessoas devem praticar atividades físicas, ter uma alimentação balanceada, evitar o consumo em excesso de álcool e não fumar.
________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS