O Ministério das Relações Exteriores publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 9, portaria que autoriza a realização de concurso público para a admissão na carreira de diplomata.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A Portaria nº 76 prevê 34 cargos para a classe de terceiro-secretário da carreira de diplomata.

A fim de tornar compatível a data de conclusão do concurso, com o planejamento de atividades do Instituto Rio Branco, a portaria reduziu para dois meses o prazo entre a publicação do edital, ainda a ser divulgado, e a realização da primeira prova.

A primeira fase do concurso terá uma prova objetiva, de caráter eliminatório, composta de questões de língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, língua inglesa, política internacional, economia e direito.

___________________________________

RELACIONADAS

FGV divulga gabarito preliminar do concurso da Polícia Militar do Amazonas

Locais de prova do concurso do Corpo de Bombeiros do AM já estão disponíveis no site

Com 210 vagas, edital do concurso público da Sefaz-AM é publicado; confira

___________________________________

Caráter eliminatório

Na segunda fase haverá provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de língua portuguesa e língua inglesa.

“Serão estabelecidas notas mínimas para aprovação nas provas escritas de língua portuguesa e de língua inglesa”, informou a portaria.

A terceira fase do concurso terá provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de história do Brasil; política internacional; geografia; economia; direito; língua espanhola e língua francesa.

A portaria prevê, ainda, que será estabelecida nota mínima para aprovação no conjunto das provas escritas de história do Brasil; política internacional; geografia; economia; direito; língua espanhola e língua francesa.

___________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS