Nesta sexta-feira, 11, pelo menos cinco municípios do Rio de Janeiro decretaram situação de emergência devido ao acumulado de chuva dos últimos dias e pelos transtornos provocados pelos temporais.

Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Civil, o decreto foi anunciado pelas prefeituras de Miracema, Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Italva e Itaocara. Já os municípios de Aperibé e Itaperuna foram também bastante castigados, mas não decretaram situação de emergência.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Em nota, a Defesa Civil diz que “as equipes da Secretaria de Estado de Defesa Civil permanecem in loco nos municípios da região Noroeste atingidos pelas chuvas dos últimos dias com a finalidade de apoiar a população e as Prefeituras”.

Cerca de 15 mil moradores foram diretamente atingidos em Miracema, no Noroeste Fluminense. O número equivale a mais da metade da população. Um dos motivos foi o transbordamento do Ribeirão Santo Antônio, que provocou o alagamento de estabelecimentos comerciais e casas.

De acordo com a Defesa Civil municipal, 1.200 pessoas ficaram desalojadas e outras 200 ficaram desabrigadas. As famílias mais afetadas foram levadas para uma escola municipal que está servindo de alojamento provisório.

Em Laje do Muriaé, a prefeitura informou que 900 pessoas foram afetadas diretamente. 452 estão desalojadas e 45 desabrigadas. De acordo com o executivo municipal, o número pode ser ainda maior, já que as equipes não tiveram acesso a todos os locais alagados.

Em Itaperuna, maior cidade do Noroeste Fluminense, quase cem pessoas foram atingidas pelas cheias. Nesta sexta-feira, equipes da prefeitura visitaram a zona rural do município.

O governo estadual informou que “está auxiliando as localidades com materiais de ajuda humanitária”.

_________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS