Ícone do site Portal Norte

Combate ao desmatamento na Amazônia será prioridade, diz Ibama

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) definiu os Planejamento das Ações de Proteção Ambiental para 2022.

Entre sua prioridades está o combate ao desmatamento ilegal na Amazônia e aos incêndios florestais. 

As diretrizes foram publicadas na edição desta sexta-feira, 18, do Diário Oficial da União. 

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Na semana passada, dados do sistema Deter-B, divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontaram que mais de 430 km² da Amazônia estiveram sob alerta de desmatamento no mês de janeiro deste ano. Foi a maior área desmatada para o mês desde 2016, início da série histórica do sistema.

Ainda segundo o Inpe, houve um crescimento de 418% em relação a janeiro de 2021, apesar do maior volume de chuvas na região este ano.

Os alertas de desmatamento foram registrados mais nos estados de Mato Grosso, Rondônia e Pará, que estão na Amazônia Legal.

______________________________

RELACIONADAS

PF realiza operação contra desmatamento na Floresta Nacional de Altamira, no Pará

Desmatamento na Amazônia cresce 39% em 2021; é o maior dos últimos 10 anos, diz Imazon

Amazônia: desmatamento em terras indígenas e Unidades de Conservação aumentou 79% nos últimos três anos

___________________________________

Investimentos

Para o combate a incêndios ambientais no território, o órgão aponta que contratará 1.700 brigadistas que atuarão especialmente na Amazônia Legal, que abrange os estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão.

Para o Distrito Federal, o plano prevê a seleção de 70 brigadistas.

O órgão irá empregar cerca de R$ 50 milhões para contratações, treinamentos, compras de Equipamento de Proteção Individual (EP) e na aquisição de veículos e helicópteros para o Programa de Brigadas Federais.

Segundo o Ibama, até o mês de julho de 2022, deverá ser instituído um comitê para planejamento da reunião do Plano Anual de Proteção Ambiental  2023 e as reuniões deverão ocorrer até a primeira semana do mês de dezembro de 2022.

_______________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

 

Sair da versão mobile