Se até os dias de hoje você não se deparou com uma discussão na internet sobre o que é cringe, ou não faz ideia do que essa palavra significa para jovenzinhos na rede, talvez o cringe seja você.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

O significado do termo ‘cringe’ ganhou uma intensa repercussão nas redes sociais. A palavra de origem inglesa consiste em uma gíria utilizada para se referir às situações desconfortantes e constrangedoras vivenciadas por determinada pessoa.

Cringe, para os integrantes da geração Z, é um adjetivo usado para classificar pessoas que fazem coisas fora de moda, ultrapassadas, cafonas mesmo. Eles também costumam classificar atitudes ou objetos. Nesse caso, ela é usada como sinônimo de vergonha alheia.

No Brasil, a repercussão do termo aumentou depois que a podcaster Carol Rocha publicou, no Twitter, uma pergunta sobre o que os jovens da Geração Z ‘acham um mico’ nos Millenials. Na sequência, ela comentou: “(acho q falar mico já passou, é cringe ne)”.

Imagem: Reprodução/Twitter

Não demorou para que os usuários povoassem a internet com as respostas. Alguns comentaram que gostar de Disney, usar emojis, tomar café da manhã, usar peças como calça skinny ou sapatilha de bico redondo, pentear o cabelo repartido para o lado e até usar a palavra ‘boleto’ eram típicos exemplos de atitudes ‘cringes’.

Para além do uso e do significado da expressão, a grande reflexão que o assunto tem gerado envolve as diferenças entre as gerações Milennials e Z.

Em termos práticos, pessoas nascidas entre as décadas de 1980 e 1990 são definidas como ‘Millennials’ ou ‘Geração Y’. À luz da Sociologia, o conceito fica ainda mais específico, abarcando quem nasce entre o início da década de 1980 até, aproximadamente, o final do século.

Por sua vez, quem faz parte da ‘Geração Z’ – também denominada ‘GenZ’, ‘pós-Millennials’, entre outros termos – são aqueles nascidos entre 1995 a 2010, os também chamados ‘nativos digitais’, uma vez terem nascido já imersos na tecnologia e na internet.

Imagem: Reprodução/Instagram – No Instagram, a hashtag #cringe já tem mais de 23 milhões de publicações

No Tiktok, vídeos com a mesma hashtag já ultrapassaram 10,5 bilhões de visualizações.

A disputa gerou até um vídeo de humor sobre uma das grandes constatações dessa briga: os millennials não são mais jovens. Assista:

Vídeo: Reprodução/@affthehype

_____________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS