Na manhã desta quinta-feira, 10, a Polícia Federal deflagrou a Operação HOSTE, com o objetivo de desarticular o funcionamento de organização criminosa vocacionada às práticas próprias de milícia armada, dentre outros crimes, na Baixada Fluminense e em outras localidades do estado do Rio de Janeiro.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Na ação, cerca de 150 polícias federais cumprem 19 mandados de prisão preventiva e 29 de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada da Capital, nas cidades do Rio de Janeiro, Nilópolis e Mesquita.

As investigações, potencializadas com a Missão Redentor, apontam que o grupo, gerenciado pelo vereador de Nilópolis e policial militar Mauro Rogério Nascimento de Jesus, o “Maurinho do Paiol”, pratica de maneira contínua e reiterada diversos crimes contra a paz pública e outros. Além do parlamentar, outros nove foram presos.

Segundo a denúncia, a organização criminosa explora serviços de ‘gatonet’, venda de botijões de gás de cozinha, o comércio ilícito de cigarros e o controle sobre pontos de mototáxi nas localidades dominadas, além do tráfico de drogas e armas.

_________________________

RELACIONADAS

Polícia Federal cumpre 39 mandados de prisão contra suspeitos de tráfico internacional de drogas no Brasil

Polícia Federal realiza operação contra comércio ilegal de medicamentos emagrecedores em Maceió/AL

Polícia Federal faz operação contra organização acusada de lavar R$ 4 bilhões ligados ao tráfico em seis estados

_________________________

Os suspeitos utilizariam o armamento para disseminar o temor e exercer o domínio sobre a população. Estão sendo apurados os crimes de homicídio, extorsão, corrupção, interceptação e distribuição clandestina de sinal de TV a cabo, entre outros.

Todos ‘estes serviços’ são prestados de forma irregular, sendo certo que a autoridade e ‘legitimidade’ dos deliquentes como proprietários dos negócios é imposta através de ameaças a populares/comerciantes e pagamentos de propinas a agentes públicos.

Ainda restou evidenciado que parte do grupo se dedica a delitos de tráfico de armas e de drogas, inclusive, apresentando vínculos com outros bandos milicianos atuantes na Zona Oeste da Capital.

O nome HOSTE é uma referência à maneira hostil e agressiva através da qual essa organização de pessoas impunha sua dominação naquela região.

__________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS