Nesta segunda-feira, 14, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou um parecer que estabelece mudanças para o Enem a partir de 2024. Entre as mudanças, estão a inclusão de questões discursivas e a possibilidade do candidato escolher a 2a parte da prova por áreas de conhecimento.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

O parecer busca adequar o exame ao novo Ensino Médio, que permite ao aluno escolher uma área de conhecimento para se aprofundar.

O candidato poderá escolher uma entre quatro áreas para fazer a prova, sendo: Linguagens, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Ainda não há definição dos itens que irão compor a prova. Com isso, caberá ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) construir as matrizes de referência das duas etapas do exame. Durante esse processo de construção das matrizes também será definida a quantidade de questões discursivas que irão compor as partes da prova.

De acordo com o MEC, metade da prova deve ser composta por questões discursivas. A ideia inicial é que a primeira etapa tenha entre 80 a 90 itens no total. Até o momento não foi definido o tamanho da 2º etapa do exame, que será escolhida por área.

________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS