Nesta quinta-feira, 24, uma equipe de cientistas da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos anunciou ter desenvolvido uma pílula anticoncepcional masculina que demonstrou ser 99% eficaz em camundongos, um avanço aguardado há anos na medicina.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

As pesquisas com o medicamento em humanos, que não teve efeitos colaterais nos animais, devem começar ainda neste ano, e os responsáveis acreditam que a pílula pode estar disponível no mercado até 2027.

As descobertas sobre o novo contraceptivo serão apresentadas durante a reunião de primavera da American Chemical Society e representam um marco na oferta de métodos de controle de natalidade para o público masculino.

Desde que a pílula anticoncepcional para mulheres foi aprovada, na década de 1960, utilizada hoje por mais de 214 milhões de mulheres no mundo, os pesquisadores têm trabalhado em busca de um equivalente masculino.

“Vários estudos mostram que os homens estão interessados em compartilhar a responsabilidade contraceptiva com suas parceiras”, afirmou o doutor Abdullah Al Noman, graduado da Universidade de Minnesota, responsável por apresentar a pesquisa.

Porém, até agora, apenas preservativos e a vasectomia estão entre os métodos eficazes disponíveis para os homens.

________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS