Viajantes vacinados não precisam fazer teste de Covid-19 para entrar no Brasil. É o que determina uma portaria interministerial publicada em edição extra do Diário Oficial da União na sexta-feira, 1º.
A medida dispensa a necessidade de apresentação de teste para rastreio da infecção pelo Sars-Cov-2 (covid-19) a viajantes de procedência internacional, brasileiro ou estrangeiro, desde que apresentem comprovante de vacinação, impresso ou em meio eletrônico.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
A medida vale tanto para quem viaja por via aérea como terrestre e aquática.
No caso dos viajantes por transporte aéreo, o comprovante de vacinação deve ser apresentado à companhia aérea antes do embarque.
No caso das pessoas que viajam pela via terrestre, o comprovante deverá ser apresentado nos pontos de controle terrestre.
Já no caso daqueles que viajam em transporte aquaviário, o comprovante deverá ser apresentado antes do embarque ao operador ou responsável pela embarcação.
______________________________
RELACIONADAS
+ Resolução da ANS obriga planos de saúde a cobrir testes rápidos; veja como pedir
+ Dispensa de Declaração de Saúde do Viajante é prorrogada
+ Após 2 anos de restrições, Filipinas volta a receber viajantes estrangeiros
______________________________
Exceções
A legislação esclarece que a apresentação de testes para rastreio da infecção ainda será necessária nos casos em que a própria legislação dispensa a apresentação de comprovantes de vacinação para a entrada no país.
É o caso de viajantes com condição de saúde que contraindique a vacinação, desde que respaldado por laudo médico, por exemplo.
Também estão dispensados de apresentar comprovante de vacinação para o ingresso no país – desde que apresentem testes para rastreio – pessoas não elegíveis para vacinação em função da idade; e viajantes que entram no país em virtude de questões humanitárias.