O prazo para que estudantes que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio 2022 (Enem) peçam a isenção da taxa de inscrição termina às 23h59 da próxima sexta-feira, 15.

O requerimento deve ser feito na Página do Participante.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Pelas regras do Enem, têm direito à gratuidade todos os participantes que se enquadram nas seguintes situações:

– estar na última série do Ensino Médio este ano em escolas públicas;

– ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou sejam bolsistas integrais em escolas privadas. Os candidatos precisam ter renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.818, por pessoa;

– participantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

________________________________________

RELACIONADAS

Novo Enem: candidato poderá escolher 2º parte da prova por área de conhecimento

Estudante de Tefé-AM que conseguiu mais de 900 pontos na redação do Enem dá dicas de como tirar uma boa pontuação no certame

Seleção do Prouni vai considerar nota das duas últimas edições do Enem

________________________________________

Documentação

Entre os documentos exigidos para a dispensa da taxa de inscrição estão:

– cédula de identidade do participante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar;

– cópia do cartão com o NIS válido, no qual está a inscrição no CadÚnico;

– declaração que comprove a realização de todo o Ensino Médio em escola pública ou histórico escolar do Ensino Médio, com assinatura e carimbo da escola.

No caso de participante bolsista, acrescentar a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o Ensino Médio.

Faltosos

Outra situação em que a taxa de inscrição pode ser dispensada é a de estudantes isentos no Enem 2021, que, por algum motivo, faltaram no dia da prova e desejam fazer o Enem 2022 gratuitamente.

Os candidatos devem também enviar documentos que justifiquem a ausência por meio de documentos como, por exemplo, atestados médicos e boletins de ocorrência.

Somente serão aceitos documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB.

Resultado

Os resultados, tanto da justificativa de ausência quanto da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022, serão divulgados em 22 de abril, na Página do Participante.

Quem tiver o pedido negado poderá recorrer entre 25 e 29 de abril. O resultado dos recursos será divulgado em 6 de maio.

Além de fazer o pedido de isenção, para participar do Enem 2022 é preciso se inscrever no exame.

O edital com as datas das inscrições e das provas ainda não foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Notas

As notas do Enem podem ser usadas para ingressar no Ensino Superior, em universidades públicas e privadas, e para participar de programas federais como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS