O general Newton Cruz, de 97 anos, morreu de causas naturais após ser internado no Hospital Central do Exército, em Benfica, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na sexta-feira, 15.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Newton era ex-chefe da Agência Central do Serviço Nacional de Informações (SNI) durante a ditadura militar, de 1964 a 1985.

A informação foi confirmada por familiares neste sábado, 16. 

Por meio de nota, o Comando Militar do Leste também divulgou a confirmação da morte. 

“Neste momento de consternação, os integrantes do CML solidarizam-se e rogam a Deus pelo conforto de familiares e amigos do General Newton Cruz”, disse a força.

___________________________________

RELACIONADAS

+ Morre aos 107 anos, Mimi Reinhardt, a mulher que ajudou a salvar milhares de judeus do nazismo

Morre aos 56 anos o ex-ministro da Fazendo Eduardo Guardia

___________________________________

Acusado de crimes durante a ditadura

Newton foi denunciado em 2014 pelo MPF por participação em um atentado. Meses depois, a Justiça Federal concedeu habeas corpus aos cinco militares e um delegado envolvidos.

Cruz foi apontado pela Comissão da Verdade como um dos 377 militares que cometeram crimes durante a ditadura.

No assassinato do jornalista Alexandre von Baumgarten, o caso veio a público no ano seguinte, após a publicação de um dossiê em que ele acusava integrantes do SNI de planejar sua morte em 1982.

Baumgarten, antes de morrer, deixou o dossiê no qual afirmava que fora jurado de morte e acusava diretamente o general Newton Cruz, então chefe da Agência Central do SNI, de ser o autor da sentença.

As investigações a respeito do caso começaram em 1985 após o delegado Ivan Vasques, da Divisão de Homicídios da Polícia Civil, assumir o processo. Ele indiciou três militares pelo desaparecimento e morte das vítimas. Em 1992, todos foram absolvidos.

Newton Cruz nunca foi condenado ou preso pelas acusações dos crimes durante a ditadura.

Vida política

Newton Cruz foi candidato ao governo do Rio pelo PSD em 1994 e terminou em terceiro colocado no primeiro turno, atrás de Marcello Alencar (PSDB) e Anthony Garotinho (PDT).

 

_______________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image