Um estudo realizado pelo app “Vá de Táxi” registrou, na segunda-feira, 18, que a busca por corridas de táxi aumentou em todo o Brasil.
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Conforme a pesquisa, a demanda de passageiros por serviços de táxi no Brasil aumentou 37% em 2021 e segue em ascensão em 2022.
No período de janeiro a fevereiro houve um crescimento de 15% no número de chamadas recebidas.
Já de fevereiro a março, foi registrado um novo aumento de mais 12%. Ao todo, o número de usuários da “Vá de Táxi” cresceu 64%.
De acordo com a empresa responsável pela pesquisa, tal realidade levou a Uber a anunciar a ampliação da sua parceria com esses profissionais, e que, até 2025, pretende incluir o maior número possível de taxistas em sua plataforma.
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Vantagem aos clientes
De acordo com Glória Miranda, CEO da “Vá de Táxi”, o fato de os táxis terem autorização para circular nos corredores e faixas de ônibus em alguns estados brasileiros, também estaria sendo considerado como vantagem pelos clientes.
“Os aplicativos entraram no mercado de transporte com as tarifas muito baixas, mas, atualmente, elas acabam sendo iguais e sem a segurança do táxi. A expectativa, inclusive, é de que os taxistas sejam ainda mais demandados durante 2022”, analisa a CEO da “Vá de Táxi”.
Parcerias
As parcerias da empresa de táxi entre as de aplicativo tem crescido cada vez mais no Brasil.
A 99, por exempo, oferece o “99Taxi” desde que foi criado em 2012. Inclusive esse foi o primeiro serviço ofertado aos usuários.
Enquanto isso, a parceria entre Uber e táxis, que foi criada em Nova York, circula no Brasil desde meados de 2020.
Em São Paulo, foi a segunda cidade da América Latina a lançar o Uber Taxi, a primeira foi Santiago do Chile. A proposta é de que, em breve, ela seja ampliada para todo o Brasil.
De acordo com Andrew Macdonald, vice-presidente de Mobilidade e Operações da Uber, a meta da companhia é ter todos os táxis na plataforma até 2025. Para se ter noção de onde querem chegar, ele explica.
“Hoje, táxis e diferentes meios de transporte de ride hailing são – ainda – uma indústria altamente fragmentada de US$ 120 bilhões, com 20 milhões de veículos nas ruas. Para colocar isso em contexto, é mais que o dobro do tamanho do negócio de mobilidade da Uber em 2019. Isso representa quase cinco vezes o número de motoristas parceiros ativos mensalmente”, detalhou Andrew.
O executivo ressalta ainda que diante dos protestos por reajustes de tarifa, bem como perda de motoristas parceiros, e queda na qualidade do serviço, como maior tempo de espera, essa é a aposta da Uber.
“Ao olharmos para os próximos cinco anos, acreditamos firmemente que não há mundo em que táxis e Uber existam separadamente. Há muito a ganhar para ambos os lados. E é por isso que temos uma meta muito ambiciosa. Vamos conseguir todos os táxis na plataforma da Uber até 2025”, finaliza Andrew Macdonald ao Portal do Trânsito.
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