Uma nova linhagem da variante ômicron, que ainda não havia sido encontrada no Brasil, foi identificada em Minas Gerais por um laboratório da UFMG.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
O professor Flávio da Fonseca, pesquisador do CTVacinas, informou que essa linhagem descoberta se trata da BA.2.12.1, predominante nos Estados Unidos.
Segundo ele, ela tem características comuns à variante ômicron, mas é mais infecciosa.
“Essa linhagem se dissemina mais, com maior rapidez, que as outras da ômicron presentes no país. Daí a nossa preocupação com a descoberta”, disse o professor.
Flávio explico ainda que é a primeira vez que a BA.2.12.1 é detectada no Brasil, mas isso não quer dizer que é a primeira vez que ela entrou no país, pois “pode ser que ela já tivesse circulando, mas só foi detectada agora”.
______________________________
RELACIONADAS
+ Brasil confirma primeiro caso da ômicron XE
+ Ministério da Saúde identifica três casos da subvariante da ômicron BA.2 no Brasil
+ São Paulo registra primeiros casos da subvariante ômicron XQ no Brasil
___________________________________
A UFMG informou que a detecção da nova linhagem começou durante um evento internacional ocorrido no Rio de Janeiro, na semana passada.
Após o encontro, três pesquisadores de Belo Horizonte foram infectados com a covid-19. As amostras continham quantidade de vírus muito alta.
“Como havia norte-americanos no encontro, decidimos realizar o sequenciamento genético das amostras para detectar a variante. E constatamos que a nova linhagem havia chegado por aqui”, disse Flávio da Fonseca.
____________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS