No Rio Grande do Sul há regiões turísticas com um amplo leque de atividades, opções de lazer e hospedagem que nada deixam a desejar na comparação com destinos mais badalados do Estado.

Veja a seguir cinco exemplos de regiões e roteiros que podem ser uma opção para quem busca destinos inusitados dentro do estado gaúcho. 

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Vale do Paranhana

Prefeitura Municipal de Três Coroas / Divulgação
Turismo de aventura em Três CoroasPrefeitura Municipal de Três Coroas / Divulgação

Municípios como Igrejinha, Parobé, Taquara, Riozinho, Rolante e Três Coroas reservam experiências que vão de atividades tranquilas ao ar livre como caminhadas até atividades radicais em meio à Mata Atlântica.

No Vale do Paranhana tem resorts, pousadas, trilhas e “clima de montanha”, temperaturas geralmente mais baixas que dão chame à região.

Para quem gosta de aventura nos ares, o parque do Alto da Pedra, em Igrejinha, funciona aos finais de semana e é reconhecido como um ponto para voar de asa-delta e de parapente, além de ser um lugar para apreciar uma vista privilegiada do Vale.

Termas e Lagos do Norte do RS

reprodução / Globo
Ponte Rodoferroviária de Marcelino Ramosreprodução / Globo

No Norte do Estado é uma terra de municípios menos badalados, mas charmosos, como Marcelino Ramos, Quatro Irmãos, Três Arroios, Áurea e Centenário.

Uma das principais características da região é dispor de uma variedade de recursos hídricos, como rios, arroios e águas termais que possibilitam experiências de bem-estar e contato com a natureza. 

Uma das atrações que vale a pena descobrir, é a cascata dos Jacobis, dentro da propriedade rural da Família Jacobi. Localizada no município de Barracão, é possível agendar um passeio em grupo para passar o dia no local — que recebe apenas um grupo por dia — e aproveitar a cascata. É cobrado ingresso e o espaço dispõe de quiosques, churrasqueiras, redes e banheiros.

Saindo da água fria e indo para a água quente das Termas de Marcelino Ramos — a principal atração da cidade —, crianças e adultos podem aproveitar as piscinas do balneário o ano todo: como há piscinas cobertas e ao ar livre, famílias podem desfrutar no verão e no inverno.

O preço para passar o dia é de R$25,00. No entorno do balneário há hotéis, pousadas, apartamentos, comércio e restaurantes.

A Ponte Rodoferroviária e o Santuário de Nossa Senhora da Salete também são atrações do município.

______________________________

RELACIONADAS

Conheça alguns pontos turísticos de Tefé, no AM, que você precisa visitar

Dia de Chuva? Não perca roteiros turísticos com muita arte e cultura em Manaus

Conheça as belezas da Praia do Forte, na Bahia

______________________________

Pampa gaúcho

André Ávila / Agencia RBS
Azeitonas também são atração na regiãoAndré Ávila / Agencia RBS

A região reúne três cidades consideradas patrimônio histórico do Riro Grande do Sul: Piratini, Caçapava do Sul e Alegrete, que guardam memórias, prédios históricos e passeios culturais.

A lida no campo também dá a tônica das atrações. Além da tradicional época de vindima, é possível aproveitar a safra das azeitonas em alguns municípios, como Dom Pedrito.

O visitante pode ir a uma destas estâncias que produzem azeitonas, colhê-las e produzir, no mesmo dia, um azeite super fresco.

O bioma pampa também fornece paisagens de horizonte amplo que valem a pena conhecer.

Algumas localidades, como Uruguaiana, apostam na mescla do turismo rural com visitas a unidades produtoras de queijos, leite e vinhos, com passeios pelo rio Uruguai e visitas a freeshops.

É uma região grande e diversa, por isso a recomendação é reservar mais do que dois dias para poder viver uma imersão no Pampa Gaúcho.

Missões

André Ávila / Agencia RBS
Ruínas de São Miguel das Missões: local é o mais famoso da regiãoAndré Ávila / Agencia RBS

Para além das conhecidas ruínas de São Miguel das Missões e seu show de luzes e sons a céu aberto, há atrações nos municípios em seu entorno que completam a experiência na região missioneira.

Estão disponíveis atividades como a Trilha da Lua Cheia (um passeio feito à noite pelo interior de Santo Ângelo), trilhas para cicloturismo (percorrendo de bicicleta caminhos por dentro de lavouras)  e o tradicional café de cambona, que os turistas podem provar.

Os museus e o conjunto arquitetônico de municípios como Giruá, Bossoroca, Porto Xavier e São Nicolau também merecem ser conhecidos.

Rota das Terras Encantadas

Rota das Terras Encantadas / Divulgação
Praça em Victor GraeffRota das Terras Encantadas / Divulgação

Em foco esta semana por conta da Expodireto, em Não-Me-Toque, a Rota das Terras Encantadas guarda várias opções de roteiros inusitados.

Entre os 18 municípios que fazem parte desse grupo estão Selbach, Boa Vista do Cadeado e Lagoa dos Três Cantos.

São locais em que as influências indígena, açoriana, africana e europeia dividem espaço e onde a agricultura é a matriz econômica.

Uma dica de roteiro fora do usual é conhecer uma plantação de pitayas na cidade de Ibirapuitã e experimentar um piquenique com alimentos feitos à base da fruta.

Para desfrutar das áreas abertas, a dica é dar um pulo em Victor Graeff para conhecer “A  Mais Bela Praça do RS”, que conta com mais de 200 esculturas em ciprestes.

______________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS