Indígenas do povo Kayapó informaram que um grupo de invasores foi flagrado tentando reativar um garimpo conhecido como Pista Nova, na Terra Indígena Baú, no Pará.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
De acordo com os indígenas, nove garimpeiros estão detidos na aldeia.
Uma liderança afirmou ainda que um ‘derramamento de sangue pode acontecer a qualquer momento’.
Os indígenas querem a presença da Polícia Federal para retirar os invasores do local.
Segundo os Kayapós, o grupo também pretendia chegar até um segundo garimpo na região, conhecido Pista Velha, onde indígenas que estariam dando apoio aos invasores instalaram uma aldeia.
O Ministério Público Federal (MPF) informou por meio de nota que acompanha a situação tensa na Terra Indígena Baú e que acionou as polícias Federal (PF) e Civil do Pará (PC) a fim de que tomem providências urgentes.
O MPF solicitou ainda que seja utilizada uma aeronave da operação “Guardiões do Bioma”, conduzida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para realizar uma ação na área indígena.
Em resposta, a PF disse que “está buscando a confirmação mínima dos dados”, e que caso seja confirmado, a corporação irá realizar a operação no local.
Já a Polícia Civil do Pará disse que “irá atuar dentro de suas atribuições no caso”.
Segundo o MPF, há também risco de conflito entre os próprios indígenas, entre os que apoiam o garimpo e os que são contra.
A Terra Indígena Baú é habitada por aproximadamente 188 indígenas de dois povos: Pu´rô, que são isolados, e os Kayapós.
_________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS