Em dois dias, dois bebês foram a óbito a espera por vagas na UTI de hospitais em Recife, Pernambuco.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
Nesta terça-feira, a menina Giovanna Amélia, de 1 mês e 17 dias, morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Curado, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.
Giovanna deu entrada na UPA na quinta-feira, 19, e aguardava há quatro dias por vaga em UTI.
A bebê morreu antes de ser transferida para um leito de UTI.
“Ela tinha conseguido duas horas antes o leito de UTI. Foi quando ela estava esperando a ambulância e teve uma parada cardiorrespiratória e morreu “, disse uma parente da menina.
Mais um óbito
O outro caso aconteceu na segunda-feira, 23, quando um menino de 11 meses morreu no Hospital Barão de Lucena, também no Recife.
A criança veio a óbito quando esperava um leito de UTI.
Prazo
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) informou nesta terça-feira, 24, que há 88 crianças e bebês aguardando um leito.
O MPPE deu um prazo de cinco dias para que a Secretaria de Saúde do Estado comprove a lotação dos três médicos pediatras nomeados na última semana para atuar no Hospital Barão de Lucena.
Nota SES
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) explicou que a Giovanna chegou à UPA com quadro de tosse e cansaço.
“Com quadro de bronquiolite viral aguda, a paciente passou a receber suportes ventilatório […], realizou exames laboratoriais e raio-X, iniciou terapia com antibiótico, aspiração nasal, entre outros”, informou a secretaria.
_______________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS