Nesta segunda-feira, 30, o Ministério da Saúde informou que dois casos suspeitos da varíola dos macacos estão sendo investigados no Brasil.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Um caso suspeito foi notificado no Ceará e o outro, em Santa Catarina. Um terceiro caso, que pode ser suspeito, está sendo monitorado no Rio Grande do Sul.

A pasta informou que os pacientes estão em isolamento e em recuperação.

“Estão sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial”, disse.

________________________________________

RELACIONADAS

Brasil terá sala de situação para monitorar varíola dos macacos no país, diz Ministério da Saúde

Governo federal cria comissão para acompanhar casos de varíola de macacos

Varíola dos macacos se espalha pelo mundo e Alemanha registra primeiro caso em brasileiro

+Anvisa pede uso de máscara para adiar chegada da varíola dos macacos

________________________________________

O caso monitorado no Rio Grande do Sul ainda não foi classificado como caso suspeito.

“A reavaliação está sendo feita de acordo com os critérios de definição. Até o momento, não há confirmação do rumor como caso suspeito”, informou o Ministério da Saúde.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul afirmou que está investigando “um indivíduo com história de viagem”.

Segundo o órgão estadual, “a pessoa tem outro diagnóstico confirmado. Isso a princípio descartaria o caso. Então, não temos a definição se vai entrar como caso suspeito, pois ainda está em investigação”.

Sintomas

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.

Dentro de 1 a 3 dias, após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

____________________________________

  ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS