Ícone do site Portal Norte

Mãe denuncia escola por colocar máscara de macaco em criança negra, em São Paulo

A mãe de uma criança de três anos negra denunciou uma escola municipal por racismo, em Itaquera, São Paulo. As informações são do G1.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A mulher afirma que professoras fizeram a criança usar uma máscara de macaco.

Stephanie Silva explica que o Centro Educacional Infantil (CEI) Monte Carmelo II enviou um aviso aos pais para que mandassem as crianças fantasiadas com o tema “circo”.

Ela então comprou uma fantasia de palhacinho.

“Comprei a roupinha, e ele estava superanimado em participar da festa. Quando saiu da escolinha, não estava com todas as peças, mas acabei não questionando sobre o que tinha acontecido”, diz.

Ela conta que no dia seguinte, viu no Instagram da escola um vídeo em que o filho aparece com uma máscara de macaco, enquanto as outras crianças cantam uma música que diz: “você virou, você virou um macaco”.

“Ele não pediu para ser o macaco, a professora escolheu ele. Ele é uma criança muito alegre, muito ‘espoleta’, e no vídeo dá pra ver que ele está desconfortável, está perdido ali”, afirma a mãe.

A mãe questiona ainda o porquê de terem escolhido o filho dela para ser o macaco.

“Por que escolher meu filho para ser o macaco? Por que uma criança preta, sendo que ele já estava com roupa de palhaço? Toda vez que falo [sobre o assunto~], já começo a tremer. Eu já sofri muito preconceito e aguentei calada. Mas estou num processo de descoberta, inclusive fazendo transição capilar. Então tocou em uma ferida aberta.”

Segundo Stephanie, a escola não se retratou, apenas disse que era um mal-entendido.

Um Boletim de Ocorrência foi registrado no 64° DP da Cidade AE Carvalho.

A Secretaria Municipal da Educação afirmou que o caso será apurado.

______________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

Sair da versão mobile