O senador Fabiano Contarato (PT/ES) apresentou o Projeto de Lei (PL) 1433/22 que deve obrigar o condutor de veículo que cometer crime de homicídio ou lesão corporal de natureza grave ou gravíssima, pagar pensão alimentícia mensal à família da vítima ou à vítima do acidente.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Conforme o PL, o condutor de veículo que cometer o crime, sob influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa que determine dependência, ficará obrigado a indenização por meio de pensão ao afetado.

“A indenização por meio de pensão é uma necessidade de rigor punitivo para aperfeiçoar o Código de Trânsito Brasileiro, que se enfraqueceu nos últimos anos”, disse Contarato.

___________________________

RELACIONADAS

Contran regulamenta lei que permite que imagens de câmeras de trânsito sejam usadas para multar motoristas

+ Conheça nova lei que pune motorista de divulgar infração de trânsito na internet

___________________________

O juiz definirá o valor da pensão conforme o caso concreto. Além disso, não se eximirá o causador da obrigação de outras reparações referentes aos danos sofridos pela vítima e sua família.

Para o pagamento da pensão, presume-se a dependência econômica de filhos menores de 21 anos, ou até 24 anos, caso seja estudante universitário.

A proposta ressalta que a pensão deve levar em consideração a expectativa de vida da vítima do acidente.

Nesse sentido, deve abordar o período em que a vítima iria assistir aos seus dependentes.

O projeto de lei também deixa claro que a obrigação de pagamento de pensão não se extingue com a morte do causador do dano. Ou seja, deve-se transmitir aos herdeiros até o limite da herança.

______________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

image

 
 

image

 
 

image

 
 

image

 
 

image