Ícone do site Portal Norte

Cientistas encontram tartaruga-gigante de espécie que acreditavam estar extinta há 116 anos

Cientistas comprovaram nessa semana, que a tartaruga-gigante, localizado em 2019, na ilha Fernandina, em Galápagos (Chelonoidis phantasticus) ou tartaruga-gigante-fantástica, no Oceano Pacífico, aproximadamente 1000 km da costa do Equador, faz parte de espécie que acreditavam ter sido extinta há mais de um século.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

O animal recebeu o nome de Fernanda, em homenagem à ilha Fernandina, onde foi encontrada e também o local no qual um exemplar da espécie foi visto pela última vez em 1906.

Ao sequenciar o DNA de Fernanda  com outra tartaruga da mesma espécie que estava em um museu, foi possível fazer uma comparação com outras 13 tartarugas-gigantes. 

Dessa forma, cientistas descobriram que as duas tartarugas conhecidas são da mesma espécie e geneticamente distintas de todas as outras. 

Os resultados da pesquisa foram divulgados na revista científica Communications Biology na quinta-feira, 9.

“Por muitos anos pensou-se que o espécime original coletado em 1906 havia sido transplantado para a ilha, pois era o único de seu tipo. Agora parece ser um dos poucos que estava vivo há um século”, diz o professor da Universidade de Princeton Peter Grant ao jornal britânico The Mirror.

Ele estuda a evolução das espécies nas ilhas Galápagos há mais de 40 anos. 

 

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

Saiba onde vai falta energia elétrica neste fim de semana em Manaus

 

Live Norte Bumbás 2022: ‘Temos compromisso com a cultura local’, declara CEO do Grupo Norte de Comunicação sobre evento em Manaus

 

Idoso morre após ser atropelado por carro na Zona Sul de Manaus

 

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 40 milhões neste sábado

 

Detox Digital: especialistas alertam para prejuízos do uso excessivo de internet

Sair da versão mobile