O Ministério da Saúde foi notificado sobre o oitavo caso registrado no Brasil do vírus monkeypox, conhecido como varíola dos macacos.

O paciente é um homem de 25 anos, morador de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Ele não viajou para o exterior, mas teve contato com estrangeiros.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

O caso foi confirmado pelo Laboratório de Enterovirus do Instituto Oswaldo Cruz, no Rio, que utilizou o método de Isolamento Viral para fazer o diagnóstico.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, o paciente está com quadro clínico estável, sem complicações e é monitorado pelo Instituto Nacional de Infectologia e pelas secretarias de Saúde do Estado e do município.

“Todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de monkeypox, com o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos”, informou o Ministério da Saúde, que notificou a Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o caso.

___________________________________

RELACIONADAS

Pacientes infectadas com varíola dos macacos que estão sendo monitoradas no Rio de Janeiro não apresentam sintomas

Brasil registra sétimo caso de varíola do macaco, confirma MS

MS confirma sexto caso de varíola dos macacos no país

___________________________________

Casos investigados

Dos oito casos confirmados no país até o momento, quatro foram em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e dois no Rio de Janeiro.

Há, ainda, seis casos em investigação.

O sétimo caso foi confirmado na sexta-feira, 17, no Rio de Grande do Sul.

As cinco pessoas que tiveram contato com o homem diagnosticado com varíola dos macacos no Rio de Janeiro não apresentaram sintomas até o sábado, 18.

Ainda no sábado, a OMS informou que deixaria de tratar de forma diferenciada os casos em países onde a doença é considerada endêmica, ou seja, com circulação o ano inteiro, e os demais países.

A varíola dos macacos era considerada endêmica em países da África Central e da África Ocidental, mas nos últimos meses houve relatos da doença em diversos outros países não endêmicos, especialmente na Europa, que já responde por 84% dos casos notificados, segundo a OMS.

Entre os dias 1º de janeiro e 15 de junho deste ano, a OMS foi notificada sobre 2.103 casos confirmados da varíola do macaco, em 42 países, assim como um caso provável e uma morte.

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS