Os postos de vacinação da Covid-19, em Manaus, já estão aplicando a partir desta terça-feira, 21, a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para quem tem a partir de 40 anos.
O Sistema Municipal de Vacinação (SMV) aponta que 332.790 pessoas já podem receber a nova dose de reforço na capital.
A vacina é destinada a todos aqueles que receberam a terceira dose há pelo menos quatro meses.
Na segunda-feira, 20, o Ministério da Saúde liberou a nova imunização para o público de 40 anos.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
Para ter acesso à quarta dose, o usuário pode procurar um dos pontos de vacinação munido de documento de identificação com foto e a carteira de vacinação.
Clique aqui e acesse informações sobre os locais de vacinação.
Ministério da Saúde
De acordo com a pasta, no país, cerca de 8,79 milhões de pessoas desta faixa etária e que receberam a terceira dose há mais de quatro meses poderão retornar aos postos de vacinação.
A recomendação é que estes indivíduos sejam imunizados com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.
“Além de expandirmos a população-alvo do segundo reforço, o motivo de estarmos aqui, hoje, é convocarmos a população brasileira a procurar um posto de vacinação e tomar sua dose”, disse o secretário nacional de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros.
Segundo Medeiros, o alerta ministerial para os atrasos na aplicação da segunda dose e das doses de reforço visa a proteger a população das manifestações graves da doença.
Entre a população de 40 a 49 anos apta a receber os imunizantes, apenas 8,53% já tomou a primeira dose de reforço.
“Os estudos demonstram o efeito protetor que as vacinas têm nos casos de complicação, de agravamento por covid-19. Eles mostram que, independentemente do intervalo etário, as vacinas protegem de uma evolução mais grave da doença. Por isso, o Ministério da Saúde está convocando a população apta a tomar a segunda dose ou as doses de reforço a procurarem um posto de vacinação para termos uma população mais protegida – o que se refletirá tanto na qualidade de vida, quanto na economia”, acrescentou.
___________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS