O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou nesta sexta-feira, 1º, que o Amazonas registrou no 1º semestre uma área sob alerta de desmatamento de 1.131 km². É a maior na Região Amazônica.
Na Amazônia em geral, no período de 1º de janeiro a 24 de junho, foram 3.750 km². É o maior número nos últimos sete anos.
Não foram contabilizados os últimos 6 dias do mês de junho.
– Envie esta notícia no seu WhatsApp
– Envie esta notícia no seu Telegram
Além do Amazonas, como estado mais afetado, o Pará, com 1.059 km², e o Mato Grosso, com 818 km², lideram a lista na região.
No Inpe, quem realiza este monitoramento de alertas é o sistema Deter, desenvolvido para dar suporte à fiscalização e controle de desmatamento e degradação florestal.
O sistema não é o dado oficial de desmatamento, mas alerta sobre onde o problema está acontecendo.
O Deter produz sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares (0,03 km²), tanto para áreas totalmente desmatadas como para aquelas em processo de degradação florestal.
A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro. Fazem parte os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, e uma parte do Maranhão.
Fonte: Inpe
__________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS