Reconhecido oficialmente como a Capital Nacional da Vela, o arquipélago de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, é um dos maiores redutos de turistas do país.

A charmosa ilha, de quase 350 quilômetros quadrados, possui 42 praias, mais de 300 cachoeiras e 27 mil hectares de Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos e preservados do planeta.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Para chegar, é preciso pegar uma balsa no município de São Sebastião, a 206 quilômetros da capital paulista.

O centro histórico e comercial da cidade fundada em 1805 é especialmente encantador.

A Vila, como é chamada, conserva os traços de um povoado tradicional, mas surpreende pela combinação das construções clássicas com os casarões modernos e luxuosos.

Lá estão a Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso, a Antiga Cadeia e Fórum, a Casa de Cultura e o Píer da Vila.

O Parque Estadual de Ilhabela tem por objetivo garantir a proteção dos remanescentes da Mata Atlântica.

A unidade de Conservação de Proteção Integral abriga 320 espécies de aves catalogadas.

O local é um destino tão versátil que pode ser visitado o ano todo, especialmente pelos apaixonados pelo ecoturismo e pelo turismo de aventura que encontram em sua natureza plena, razões para descobrir cada vez mais.

________________________________

RELACIONADAS

+ Conheça as belezas da Praia do Forte, na Bahia

+Conheça alguns pontos turísticos de Tefé, no AM, que você precisa visitar

Dia de Chuva? Não perca roteiros turísticos com muita arte e cultura em Manaus

________________________________

Praias

Com 130 quilômetros de costa, as praias da ilha são paisagens paradisíacas. De águas cristalinas e areias claras, elas podem ser calmas ou mais agitadas, agradando tanto a aventureiros quanto a famílias em busca de tranquilidade.

O tour pelas praias é feito de carro pelo lado oeste da ilha ou de barco, pelo Leste.

Ao Leste, uma única avenida leva os visitantes às praias do Norte e do Sul. Se o início do passeio for ao norte, o primeiro ponto a visitar é a Praia do Jabaquara, a última com acesso a carro, já em estrada de terra.

Cercada pela mata preservada, a praia de mar calmo é de um tom azul-turquesa, que chega a formar piscinas naturais, perfeito para ir com crianças.

Windsurfe e kitesurf

Voltando pela rua principal, fica a praia da Armação, onde crianças, jovens e adultos se aventuram no windsurfe e kitesurf.

É lá também que fica a Associação de Windsurf de Ilhabela e a escola de esportes náuticos, para quem quer se arriscar na combinação de mar e vento.

A praia abriga também a simpática igrejinha Capela Imaculada Conceição, que antigamente recebia as comunidades locais de pescadores.

Trilhas

Picos de montanha que chegam a aproximadamente 1.300 metros de altitude, entre os picos, destacam-se o Baepi (1.025 metros), o do Papagaio (1.037 metros) e o de São Sebastião (1.379 metros), todos localizados na ilha de São Sebastião, a maior do arquipélago.

São onze trilhas em toda a ilha, e podem ser percorridos a pé, de bicicleta e também automóvel.

Trilha de Castelhanos

Possui 22 km, que constituem a estrada que corta o Parque Estadual de Ilhabela. Cortando morros e toda a mata, em cerca de seis horas de caminhada chega-se à Praia de Castelhanos.

Com ondas agitadas, e enorme faixa de areia branca que cobre os seus 2 km de extensão, a praia conta ainda com dois riachos de água transparente.

A praia da Serraria é composta de uma comunidade tradicional simples e pequena. Partindo dela percorre-se uma hora até a praia da caveira, podemos dizer que é uma praia deserta, belíssima.

Com uma caminhada de 40 minutos até a praia de Guanxumas, povoada também com uma comunidade tradicional, e, em mais 20 minutos até a praia do Saco do Eustáquio, bem estruturada de bares e restaurantes, movimentada e ótima para a prática do mergulho.

_________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS