A montadora Volkswagen anunciou que daria férias coletivas aos funcionários e o motivo apresentado é a falta de componentes eletrônicos. Enquanto isso, outras montadoras passam por uma situação semelhante. 

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Mas o que é exatamente essa ausência que já tem sido chamada de “a crise dos chips”. 

Os chips são peças usadas em praticamente todos os equipamentos eletrônicos, da nossa televisão até os aparelhos de celulares, todos possuem esse tipo de componente. 

Hoje em dia eles possuem sensores, centros multimídia e controles eletrônicos por todos os lados: sem esses componentes, nos dias de hoje, os carros simplesmente não funcionam. 

E o que causou essa crise de ausência desses elementos? 

A pandemia teve muito a ver com isso, uma vez que a maioria desses componentes vem da China, as fábricas tiveram que ficar fechadas por conta das medidas de condição sanitária.

E isso tem acontecido até os dias de hoje em casos de surtos pontuais. 

Além disso, com a ida das pessoas para o trabalho de Home-Office aumentou globalmente a venda de notebooks e computadores, o que também fez com que o consumo dos chips tivesse um avanço. 

E quando se pensou que poderíamos ter uma melhora desse cenário, a guerra da Rússia também impactou o cenário, principalmente no fornecimento de matérias-primas, mas também de certas peças usadas pela indústria automotiva. 

Com menos carros é de se supor que isso deva impactar o preço, uma vez que a oferta fica menor com essas pausas de produção e parece não existir uma luz no final do túnel tão cedo, uma vez que se trata de um problema complexo e cheio de fatores.

 

 

__________________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image