Um processo disciplinar foi aberto nesta segunda-feira, 18 pela Corregedoria-Geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão ligado ao Ministério da Justiça, para apuração da conduta do agente penitenciário Jorge José da Rocha Guaranho.
– Envie esta notícia no seu WhatsApp
– Envie esta notícia no seu Telegram
Guaranho foi indiciado na última sexta-feira, 15, pelo assassinato de Marcelo Arruda, ex-tesoureiro do PT, em Foz do Iguaçu (PR).
No último dia 9, ele invadiu a festa de aniversário de Arruda e, segundo uma testemunha, antes de disparar gritou: “Aqui é Bolsonaro”. No crime, usou arma funcional.
A informação sobre o processo disciplinar está em um ofício assinado por Percio Baldi, presidente da Comissão de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), enviado ao juiz de direito Gustavo Germano Francisco Arguello, da 3ª Vara Criminal de Foz do Iguaçu.
___________________________
RELACIONADAS
+ Polícia diz que não houve motivação política no assassinato de petista, em Foz do Iguaçu
___________________________
No documento, o presidente da comissão pede compartilhamento de provas argumentando que a jurisprudência do STJ prevê “a possibilidade de utilizar provas emprestadas de inquérito policial e de processo criminal na instrução de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), desde que assegurados o contraditório e a ampla defesa”.
Após a conclusão do processo, as penalidades disciplinares entre as quais Guaranho está sujeito são advertência, suspensão ou demissão.
Depois de ter atirado, Jorge Guaranho foi atingido por disparos de Arruda, que reagiu. Por isso, está hospitalizado.
Em nota divulgada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná, o quadro de Guaranho é considerado estável, sem uso de sedativos e sem ventilação mecânica.
________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS
Mulher desperta do coma após dois anos e identifica irmão como agressor nos EUA
Portal Norte de Notícias – 11 horas
VÍDEO: suposto agiota é morto com 10 tiros em carro na Zona Norte de Manaus
Portal Norte de Notícias, com informações do Jornal 6h – 11 horas
Criança de 11 anos estuprada pelo padrasto e que teve bebê no RJ não sabia o que é estar grávida, diz delegada
Portal Norte de Notícias – 8 horas
Sogra teria mandado matar venezuelana em Manaus por não aceitar relacionamento da vítima com filho de 16 anos, diz polícia
Portal Norte de Notícias – 3 horas