O Ministério da Saúde informou em nota, neste sábado, 22, que o controle da doença é prioridade da pasta e que já há no país monitoramento e análises constantes da situação epidemiológica para orientar as ações de vigilância.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

O anúncio veio após a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter declarado estado de emergência global de saúde para a varíola dos macacos.

Segundo o ministério, “todas as medidas hoje anunciadas pela Organização Mundial da Saúde” são realizadas no Brasil desde o início de julho.

A pasta anuncia ainda que os testes para diagnóstico estão disponíveis para toda a população que se enquadre na definição de casos suspeitos para varíola do macaco, sendo atualmente realizados em quatro laboratórios de referência no país.

________________________________________

RELACIONADAS

+ Monkeypox: OMS declara varíola dos macacos como emergência de saúde global

Projeto inclui imunizante contra varíola dos macacos no calendário nacional de vacinação

Brasil tem mais de 200 casos confirmados de varíola dos macacos

FVS investiga novo caso suspeito de varíola dos macacos no Amazonas

________________________________________

“O Ministério da Saúde também tem articulado com a OMS as tratativas para aquisição da vacina da varíola dos macacos, de forma que o PNI (Programa Nacional de Imunizações) possa definir a estratégia de imunização para o Brasil. Com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, o Brasil está preparado para enfrentar a varíola dos macacos”, diz pasta.

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

imageVÍDEO: rato ataca pombo e arrasta animal para debaixo de carro em NY

image

 
image

image