O Ministério da Saúde informou em nota, neste sábado, 22, que o controle da doença é prioridade da pasta e que já há no país monitoramento e análises constantes da situação epidemiológica para orientar as ações de vigilância.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
O anúncio veio após a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter declarado estado de emergência global de saúde para a varíola dos macacos.
Segundo o ministério, “todas as medidas hoje anunciadas pela Organização Mundial da Saúde” são realizadas no Brasil desde o início de julho.
A pasta anuncia ainda que os testes para diagnóstico estão disponíveis para toda a população que se enquadre na definição de casos suspeitos para varíola do macaco, sendo atualmente realizados em quatro laboratórios de referência no país.
________________________________________
RELACIONADAS
+ Monkeypox: OMS declara varíola dos macacos como emergência de saúde global
+ Projeto inclui imunizante contra varíola dos macacos no calendário nacional de vacinação
+ Brasil tem mais de 200 casos confirmados de varíola dos macacos
+ FVS investiga novo caso suspeito de varíola dos macacos no Amazonas
________________________________________
“O Ministério da Saúde também tem articulado com a OMS as tratativas para aquisição da vacina da varíola dos macacos, de forma que o PNI (Programa Nacional de Imunizações) possa definir a estratégia de imunização para o Brasil. Com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, o Brasil está preparado para enfrentar a varíola dos macacos”, diz pasta.
________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS