O Ministério da Saúde atualizou nesta terça-feira (16) os casos confirmados de varíola dos macacos. O país acumula 3,1 mil casos da doença, espalhados por 27 estados. 

Até o momento, foram realizados cerca de 8.850 exames nos laboratórios de referência, em todo o Brasil, para comprovação de casos de varíola dos macacos.

O número de exames realizados diariamente varia de acordo com as notificações e a chegada das amostras aos laboratórios.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Atualmente, oito unidades de referência realizam o diagnóstico, sendo quatro laboratórios centrais de Saúde Pública (Lacen), localizados nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. 

As outras quatro unidades de referência nacional ficam situadas: duas na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro e no Amazonas; uma da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e uma no Instituto Evandro Chagas, no Pará.

De acordo com o Ministério da Saúde, todos os laboratórios centrais de saúde pública estarão aptos a fazer o teste do tipo RT-PCR para varíola dos macacos até o final de agosto.

__________________________________

RELACIONADAS

Varíola dos macacos: calendário de vacinação deve sair nesta semana

Ministério da Saúde alerta nível máximo de transmissão da varíola dos macacos no Brasil

Anvisa recebe pedido de registro para teste de varíola dos macacos

__________________________________

O Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ realizou até agora 1,3 mil testes de varíola dos macacos, a partir de amostras recebidas dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A taxa de positividade de 40% foi considerada elevada pelo pesquisador.

O laboratório faz o teste molecular para identificar o vírus que está na pele das pessoas. Até hoje, 368 casos foram confirmados no estado, de acordo com a Secretaria de Saúde.

__________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image