O Museu do Ipiranga será reaberto ao público nesta semana para celebrar o bicentenário da Independência do Brasil.
O espaço histórico foi fechado há nove anos por risco de desabamento. A reforma durou três anos e custou R$ 235 milhões.
Os primeiros a verem o museu serão 20 estudantes de escolas públicas e trabalhadores da obra e suas famílias, em uma pré-abertura especial dia 7 de setembro. O grupo terá direito, inclusive, a visitação ao novo mirante do topo.
Na quinta (8), será a vez do público em geral se reencontrar com o edifício-monumento, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal.
A partir de agora, expectativa é que espaço receba de 900 mil a 1 milhão de visitantes por ano.
– Envie esta notícia no seu WhatsApp
– Envie esta notícia no seu Telegram
Principais mudanças
O Museu Ipiranga volta maior e mais moderno, confira as principais mudanças após a reforma:
Está maior: o espaço reabrirá com o dobro do tamanho. Na reforma, o museu ganhou uma área adicional com 6,8 mil m²;
Mais exposições: o museu terá capacidade para receber até 12 exposições simultâneas. As mostras incluirão cerca de 3,5 mil dos 450 mil itens e documentos de seu acervo.
Cara nova: o edifício-monumento, foi totalmente restaurado em sua fachada e no interior e, agora, terá um mirante no topo, que promete ser uma atração disputada. O mirante fica no espaço vazio entre as fachadas do coroamento da torre central e tem guarda corpo de vidro, que permite uma visão 360 graus de São Paulo sem obstáculos;
Jardim nos trinques: a reforma deu nova vida ao Jardim Francês, que retomou características de um século atrás. Além disso, foi restaurada e modernizada a iluminação pública e reativada a fonte central;
Novos serviços: o local ganhou uma bilheteria, café, loja, auditório para 200 pessoas, espaços e salas para atendimento educativo, e uma grande sala de exposições temporárias, com 900 m²;
Espaço para alimentação: no lugar da antiga administração foi instalado um restaurante e criada uma infraestrutura para receber food bikes, para vender lanchinhos, bebidas e mais.
___________________________________
RELACIONADAS
+ Museu de Londres vai devolver 72 objetos saqueados da Nigéria no século 19
+ Museu da Amazônia reabre ‘Casa das Serpentes’ para visitação em Manaus
+ Museu da Cidade de Manaus recebe exposição sustentável com tampas metálicas de garrafa
___________________________________
Como visitar
Quanto custa? entrada é gratuita até 06/11/2022, mas com necessidade de reserva.
Como reservar o ingresso? a inscrição é feita no site da instituição.
Quais os horários e dias de visitação? De 8 a 11 de setembro: terça a domingo, das 11h às 16h. A partir do dia 13 de setembro: terça a domingo, das 11h às 17h.
Onde fica? Rua dos Patriotas, 100, Ipiranga, São Paulo/SP.
Breve histórico
O Museu do Ipiranga, que foi inaugurado há 127 anos, é um dos mais antigos do país.
Seria originalmente um monumento à Independência, a ser instalado onde D. Pedro 1º proclamou o fim do Brasil colônia.
A ideia surgiu na Assembleia Constituinte de 1823, um ano depois da separação de Portugal. Mas o projeto foi abandonado e só foi retomado 32 anos depois, em 1855, pelo coronel José Antônio Saraiva, presidente da então Província de São Paulo.
Mas levaria outras três décadas até começar a ser construído de fato. O italiano radicado no Brasil Tommaso Gaudencio Bezzi (1844-1915) foi contratado para fazer o projeto, que foi baseado nos palácios europeus renascentistas.
A estrutura é dotada de arquitetura eclética, com abóbadas e colunas.
A partir do centenário da Independência, em 1922, foi reforçado o caráter histórico da instituição, com a formação de novos acervos que dão destaque à história do Brasil e de São Paulo.
___________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS