Ícone do site Portal Norte

INSS: atividades podem paralisar a partir desta quarta por ‘falta de recursos’

INSS no Brasil

INSS atende em todo Brasil - Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo

As atividades do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ser suspensas a partir desta quarta-feira (7), por causa de bloqueios orçamentários, conforme alertou o órgão ao governo federal.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Conforme a CNN, que conseguiu acesso ao ofício, o INSS afirma que “a falta dos recursos causará grave prejuízo ao funcionamento desta Autarquia, ocasionando suspensões de contratos, a partir da próxima quarta-feira, dia 07/12/2022, bem como deslocamentos de servidores de forma imediata, impactando, consequentemente, no atendimento à população e na prestação dos serviços essenciais do INSS”.

Com isso, agências, suspensão de perícias, atrasos em pagamentos do INSS e interrupção de contratos com terceirizados.

RELACIONADAS

+ Aposentadoria: por 6 a 5, STF aprova revisão de toda vida de aposentados pelo INSS

+ INSS: agências terão horário especial em dias de jogos do Brasil

+ Servidor é condenado por fraude na concessão de benefício do INSS

Caso o alerta enviado pelo INSS ao governo se concretize, poderemos ter agências fechadas, bem como a suspensão das perícias médicas nas bandeiras, bem como atrasos nos pagamentos do INSS.

A carta em questão foi assinada por Guilherme Gastaldello, atual presidente do INSS, e acabou sendo entregue à secretaria de orçamento na última sexta-feira (2), então o governo já sabe da situação do órgão.

Ainda de acordo com uma reportagem da CNN que contatou funcionários do INSS, a situação acabou sendo descrita como “o fim do mundo” ou até mesmo uma paralisação.

Vale lembrar que o INSS vem exigindo há algum tempo a revisão do orçamento, visto que este órgão já apontou dificuldades com o pagamento das pensões de dezembro.

Sair da versão mobile