O empresário Luciano Hang gravou um vídeo criticando as manifestações golpistas realizadas no domingo (8) por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O apoiador do ex-presidente também afirmou ‘torcer’ pelo novo governo, mas sem citar diretamente o nome de Lula.
“Temos um presidente novo, temos um novo governo, vamos torcer pelo piloto.”
Hang que é alvo do Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto envolvimento em atos com pautas antidemocráticas, usa um tom de voz que difere do apoio dado tanto ao ex-presidente Bolsonaro quanto a outras manifestações antidemocráticas.
“Repudio tudo o que foi feito, até mesmo porque o que aconteceu vai contra tudo o que eu luto. Não podemos aceitar o que foi feito, é preciso que os culpados sejam identificados e punidos dentro da lei. A democracia não combina com atos de vandalismo e sim com diálogo, jamais com violência”, disse.
RELACIONADAS
+ Polícia Federal faz busca e apreensão na casa de Hang e outros empresários
+ Luciano Hang é convocado para depor na CPI da Pandemia na próxima quarta-feira
Postura de Hang na gestão Bolsonaro
- Em agosto de 2022, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão contra empresários bolsonaristas que, em um grupo de WhatsApp, defenderam um golpe de Estado caso Lula fosse eleito. Hang estava no grupo e foi alvo da ação;
- Dias depois, ele dividiu a Tribuna de Honra com Bolsonaro, durante o ato do feriado de 7 de Setembro;
- Em outubro, um caminhão da Havan foi visto numa manifestação de bolsonaristas que bloquearam uma via, no Rio Grande do Sul;
- Um ano antes, em 2021, o empresário havia entrado na mira do STF depois de caminhoneiros e manifestantes terem realizado atos contra instituições democráticas em Brasília. A suspeita é de que ele tenha ajudado a financiar a manifestação. O caso corre em sigilo no STF;
- Ele foi um dos 10 empresários brasileiros que mais ganharam dinheiro durante o governo Bolsonaro. Em 2021, o empresário catarinense tinha patrimônio de US$ 2,7 bilhões, valor que saltou 78% em 2022, para US$ 4,8 bilhões.
O que diz Luciano Hang agora
“Sempre disse em diversas entrevistas que não tenho partido e nem mesmo político de estimação. Lutei por um país com menos burocracia, mais liberalismo econômico e mais oportunidades de empregos para todos os brasileiros. Por isso, estarei ao lado de todos os projetos que ajudarem o nosso país. Democracia é isso, ter eleições para escolher os representantes do povo e, quem vencer, deve ter o direito de administrar daqui para frente. O meu desejo hoje é que possamos ter um país de paz, harmonia, desenvolvimento e muitos empregos”, disse.
No vídeo, Hang lembrou ainda de uma nota oficial publicada no dia 1º de novembro, dois dias após a definição no 2º turno pelo novo governo Lula.
Nela, o empresário afirma que são falsos os boatos sobre seu envolvimento em movimentos antidemocráticos que paralisaram estradas e rodovias, e que as manifestações em frente às lojas da Havan eram espontâneas e não tinham a participação da empresa ou do empresário.
Assista ao vídeo: