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Dia do Consumidor: confira 7 dicas para aproveitar promoções com segurança

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Dicas de compra antecedem o Dia do Consumidor - Foto: Serasa/Divulgação

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor é marcado no calendário como o dia de conscientização aos direitos conquistados.

A data comemorativa também é marcada por promoções, sendo data destaque no calendário dos lojistas do Brasil.

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Aproveitando a data, a Serasa pontuou 7 dicas para o consumidor comprar com segurança e evitar golpes de criminosos.

A ação faz parte da série Sempre Alerta, que apresenta as dicas para garantir a compra online de forma protegida.

Golpes na internet

Entre as estratégias para captar as vítimas, encontram-se as páginas falsas nas redes sociais e no Dia do Consumidor as falsas promoções tendem a aumentar.

Com mensagens tentadoras para atrair consumidores, os golpistas usam da técnica para furtar informações bancárias ou outros dados.

Além disso, os golpistas se passam por vendedores em aplicativos de mensagens, encaminhando boletos e códigos de Pix frauduelentos.

Segundo Aline Sanchez, gerente da Serasa, para evitar o transtorno, quando houver suspeita, o melhor a se fazer é checar a veracidade nos canais oficiais da empresa.

Dicas para evitar golpes no Dia do Consumidor

1. Pesquise sobre a empresa

Confira os dados comerciais sobre o e-commerce antes de fazer qualquer transação online.

Os canais de venda virtuais são obrigados a fornecer dados como razão social, endereço, canais de contato e CNPJ, de preferência, em sua página principal.

Além disso, conheça a reputação da empresa, para entender o que as pessoas andam falando sobre suas experiências.

Normalmente as empresas possuem ‘feedback’ em sites de órgãos de proteção ao consumidor como o Reclame Aqui.

O Procon, por exemplo, mantém uma lista das empresas que recomenda evitar.

2. Fique de olho na certificação digital

Outra dica é que o consumidor realize certificações digitais para evitar fraudes, que visam proteger os dados fornecidos pelos clientes.

As lojas virtuais que se preocupam com a segurança de seus clientes buscam obter estes selos de segurança e certificações digitais.

Além disso, os endereços de sites de comércio eletrônico devem começar com “https” e não “http”.

3. Atente aos textos e mensagens

Erros de português e fotos de má qualidade são bons indícios de sites que não são seguros.

Esses detalhes apontam que o site foi construído de forma amadora e você deve evitar esses endereços não apenas no Dia do Consumidor.

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4. Fuja de promoções mirabolantes

Fique atento a mensagens apelativas, como “últimos minutos para aproveitar” ou “desconto imperdível”.

Essas afirmações normalmente induzem o consumidor a agir por impulso, sem verificação prévia.

Além disso, promoções mirabolantes e pouco prováveis são indicativos de golpes e vale para além das celebrações do Dia do Consumidor.

Avalie com calma e busque em sites semelhantes, pois preços muito reduzidos podem ser sinal de tentativa de fraude.

5. Conecte-se em dispositivos seguros

Utilize redes de internet, WiFi, computador ou smartphone seguros.

Priorize fazer compras em aparelhos próprios, evitando o uso de computadores de outras pessoas ou de redes públicas de internet.

6. Peça indicações

Peça indicações de parentes e amigos, que possuem o hábito de comprar pela internet.

Também vale a pena uma pesquisa de experiências e depoimentos de consumidores nas redes sociais.

Procurar referências aumentam a chance de você chegar em uma empresa de confiança. A dica é preciosa e também vale para além do Dia do Consumidor.

7. Guarde os comprovantes das compras

Imprima ou salve no computador as telas que indicam que a compra foi realizada, anote códigos de confirmação e guarde e-mails.

Esses documentos podem ser úteis no futuro para comprovar que realizou a transação e, em caso de golpe, denunciar sites falsos e criminosos.

*Sob supervisão de Francisco Santos

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