Os tapetes de Corpus Christi voltaram a ser confeccionados em todo o país. Nesta quinta-feira (8), diversas igrejas católicas compartilham fotos das ruas enfeitadas para a celebração.
O evento é de grande importância para a Igreja Católica.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Os tapetes de Corpus Christi são confeccionados pelos católicos com os símbolos da igreja.
Para a confecção são utilizados serragem e sal colorido.
Os principais desenhos são o cálice, pão e vinho, que lembram o sacramento da comunhão, além do ostensório com o corpo eucarístico.
Tradição
Os tapetes de Corpus Christi têm origem portuguesa. A tradição chegou ao Brasil na época da colonização.
Os tapetes são desenhados no chão (da rua ou da igreja), e o celebrante caminha por eles com o “Corpo de Cristo”, que simboliza o sacramento da comunhão.
Fé
A comunidade de São Pedro, no bairro Nova Cidade, Zona Norte de Manaus, também foi enfeitado com os tapetes de Corpus Christi.
A confecção foi realizada por membros da igreja, em sua maioria, os jovens da comunidade.
“A confecção dos tapetes envolve muitos membros de uma comunidade. É um momento de união, em que as pessoas se reúnem para trabalhar juntas e expressar sua fé pela arte. Através dessa arte, os comunitários conseguem transmitir uma mensagem de amor, esperança e alegria”, finalizou.
Os tapetes de Corpus Christi tem um papel importante nessa celebração. Eles são uma forma de expressão artística e religiosa, representando a devoção e a gratidão dos fiéis pelo corpo de Cristo.
“Os tapetes são uma tradição importante para os católicos, representando a devoção à Eucaristia e a manifestação da fé. Eles unem a comunidade, promovem a expressão artística e recordam a importância de valorizar o presente”, explicou o coordenador da igreja, Diego Lopes.
Veja fotos dos tapetes:
RELACIONADAS
Feriado Corpus Christi: confira horário dos espaços culturais em Manaus
Confira horário do comércio no feriado de Corpus Christi em Manaus