O bebê, que estava se recuperando de uma cirurgia no coração, faleceu nessa segunda-feira (19) após erro médico em Salvador (BA)
Samuel Ricardo Souza Bastos, de apenas 2 meses, ficou em observação na Maternidade Professor José Maria Magalhães Netto.
O erro médico foi orquestrado por uma técnica de enfermagem na noite de domingo (18), após a mãe ser liberada para ir em casa.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A técnica de enfermagem aplicou leite no acesso central de Samuel, que recebia medicamentos e alimentos através de sonda.
Segundo a mãe do bebê, a situação foi acobertada pela unidade, que tratou a piora súbita como decorrente da saúde de Samuel.
RELACIONADAS
+ OMS: 2,6 milhões de pessoas morrem por erros médicos no mundo
+ Estado do AM é condenado a indenizar jovem que ficou estéril após erro médico
Morte do bebê
Samuel estava há 15 dias se recuperando de uma cirurgia no coração, realizada no Hospital Ana Nery, em Salvador.
Na maternidade, a criança estava recebendo os cuidados do pós-operatório, com auxílio da equipe de saúde da unidade.
Segundo Naiane Rocha, a mãe de Samuel, a técnica de enfermagem, em questão, não era acostumada a ficar com a criança.
Na declaração, após deixar o bebê na maternidade no domingo (18), outra mãe, que estava na unidade, lhe ligou informando a piora.
“Cheguei no hospital, a médica mentiu para mim, disse que tinha acontecido pelo problema de saúde dele. Eu sabia que não era, porque sabia da melhora, sabia que não era o coração dele e eu fiquei desesperada”, relatou.
Após isso, outra médica explicou a real situação da criança e ainda acrescentou que a técnica em enfermagem havia sido demitida.
A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) informou que está à disposição da família para esclarecimentos públicos.
A pasta confirmou que a técnica de enfermagem foi afastada de suas funções após o erro médico.