A partir de 30 de setembro, os brasileiros poderão entrar no Japão sem visto, apenas com passaporte, para visitas de até 90 dias.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A isenção de visto vale também para os japoneses entrarem no Brasil, para permanência pelo mesmo período máximo.
Essa regra, decorrente de acordo firmado pelos governos do Brasil e do Japão, vale a princípio por três anos, até 30 de setembro de 2026.
O acordo anunciado na quarta-feira (9) foi costurado durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Japão, em maio.
Na ocasião, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, afirmou que iria adotar a isenção de visto aos brasileiros.
Decisão
A decisão do governo japonês veio após o Itamaraty ter encaminhado à embaixada do Japão a informação de que iria retomar o princípio de reciprocidade diplomática.
Isso significa que, assim como o país asiático exigia visto de cidadãos brasileiros no processo de entrada, japoneses teriam de apresentar o mesmo documento ao desembarcarem no Brasil.
Em março de 2019, o então presidente Jair Bolsonaro havia formalizado a dispensa do visto para turistas australianos, canadenses, americanos e japoneses.
Na época, a justificativa era aumentar a presença de turistas no Brasil, mas a expectativa não se confirmou devido à pandemia da covid-19.
De acordo com comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores nessa quarta-feira (16), a isenção de visto “contribuirá para o aprofundamento do intercâmbio humano e das relações entre os dois países no ano em que se comemoram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil.”
RELACIONADOS
+ PF: servidor é demitido por emissão ilegal de passaportes
+ Novo posto para emissão de passaporte será inaugurado em Manaus