A cidade de Campinas, região metropolitana da capital de São Paulo, confirmou na última quarta-feira (20), a 7ª morte por febre maculosa, causada pelo carrapato-estrela.
A vítima foi um homem de 40 anos e começou a sentir sintomas no dia 28 de agosto e morreu no dia 2 de setembro.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Após a morte, o exame laboratorial confirmou a doença.
Segundo a prefeitura, o homem esteve nas margens do Rio Capivari e do Córrego São Vicente, com possível presença de capivaras, animais hospedeiras do carrapato-estrela.
Já são nove casos da doença no município, dois deles se recuperaram. Este é o 37º caso de febre maculosa no estado de São Paulo, em 2022 foram 35 confirmados.
Sintomas da febre maculosa
Segundo o Ministério da Saúde, a doença começa de forma repentina com um conjunto de sintomas semelhantes aos de outras infecções:
- Febre alta
- Dor no corpo
- Dor da cabeça
- Falta de apetite
- Desânimo
Após alguns dos sintomas, podem aparecer pequenas manchas avermelhadas que crescem e tornam-se salientes. As lesões se parecem com picadas de pulgas, e às vezes, geram hemorragias sob a pele.
Tratamento da febre maculosa
Conforme o Ministério da Saúde, a febre maculosa tem cura, desde que o tratamento com antibióticos seja introduzido nos primeiros dois ou três dias.
Prevenção do carrapato-estrela
Para se proteger dos carrapatos é importante utilizar calça e camisa compridas e claras e, preferencialmente, de botas, quando entrarem em locais de mato.
A calça deve ser posta para dentro das botas e lacrada com fitas adesivas.
Se possível, evitar caminhar por áreas suspeitas de infestações de carrapatos e, a cada duas horas, verifique se há algum deles preso ao seu corpo.
RELACIONADAS
+ MS estuda vacinação contra covid-19 apenas para prioritários
+ VÍDEO: Entenda como o calor intenso pode causar doenças
+ Surfista recebe mordida de tubarão no rosto em praia da Flórida-EUA