Mais de 130 investidores, representantes de construtoras e associações do setor rodoviário se encontraram no Brasil Transport Invest, evento realizado pelo Ministério dos Transportes nesta quinta-feira (19), na Bolsa de Valores de São Paulo, com o objetivo de apresentar os caminhos para reduzir gargalos logísticos a partir da ampliação de investimentos no país.

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Os participantes conheceram as novas políticas de outorga rodoviárias e de obras públicas,  assim como a versão atualizada do Programa Nacional de Segurança e Sinalização Rodoviária, o Programa BR Legal 2.  O Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) prevê R$ 280 bilhões em investimentos públicos e privados em ferrovias e rodovias brasileiras.  

A expectativa do Ministério dos Transportes é expandir a integração entre os setores público e privado e garantir a previsibilidade dos projetos para os próximos anos. Nesta quarta-feira (18) foi publicada a portaria 995/2023, que pavimenta o incentivo à participação da sociedade civil e do mercado, e define diretrizes importantes para promover a sustentabilidade contratual, social e ambiental. “O mundo quer investir no Brasil”, afirmou o ministro Renan Filho

RETOMADA

O Brasil Transport Invest foi também uma oportunidade para o Ministério dos Transportes apresentar a Nova Política de Obras Públicas, que trata das diretrizes para os próximos anos. São novos investimentos com modernização de contratos e busca por maior segurança jurídica e inovações em gestão. “O volume de investimento é uma meta ambiciosa. O esforço é de todos nós. E a previsibilidade é muito importante para todos os atores envolvidos e engajados com a infraestrutura brasileira. Para isso, é importante termos planejamento e uma base sólida de políticas públicas, com novos mecanismos, para avançarmos”, explicou o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro.

A partir do reforço orçamentário em 2023, permitido pela promulgação da Emenda Constitucional 126/2022, o Ministério dos Transportes pode retomar cerca de 500 contratos que estavam parados ou em ritmo lento, em obras ou em de manutenção de estradas. 

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