Ícone do site Portal Norte

Carteira de Trabalho Digital atinge a marca de 1,6 bilhão de acessos

Desemprego Carteira de Trabalho digital - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Carteira de Trabalho digital - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A carteira de trabalho digital atingiu a marca de 68 milhões de habilitações, desde sua criação, em 2019. Neste período, o aplicativo recebeu mais de 1.6 bilhão de acessos, sendo que 541 milhões foram só neste ano.  

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

 O uso do aplicativo trouxe maior eficiência na obtenção do documento, eliminando a necessidade de deslocamento para uma unidade de atendimento física. Através do aplicativo, é possível consultar informações de qualificação civil, bem como detalhes sobre contratos de trabalho, provenientes do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Outros serviços amplamente procurados incluem solicitações de Seguro-Desemprego, recursos contra possíveis indeferimentos e o acompanhamento do Abono Salarial.

A Carteira de Trabalho Digital oferece um ambiente digital unificado que permite que os trabalhadores acessem todas as informações relacionadas às suas experiências profissionais formais e verifiquem se o empregador reportou com precisão os vínculos de emprego e forneceu as informações necessárias aos órgãos governamentais.

Dentre os benefícios proporcionados pela versão digital da carteira de trabalho estão a simplificação do processo de contratação, o acesso ágil ao documento, redução da burocracia e economia de custos. Isso ocorre devido à eliminação da necessidade de emissão do documento físico para contratação, bem como à dispensa das empresas de anotar informações no documento físico. Com o uso do eSocial, os trabalhadores podem ser contratados apenas com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

A carteira de trabalho digital está previamente disponível para todas as pessoas inscritas no CPF e pode ser facilmente habilitada por meio do aplicativo ou pelo portal eletrônico do gov.br.

RELACIONADAS

+ Carteira de Trabalho Digital supera 1 bilhão de acessos

+ Seap realiza primeira emissão de Carteira de Trabalho digital de forma virtual No AM

Sair da versão mobile