Em portaria publicada nesta quarta-feira (1), o Ministério da Saúde instituiu o “Memorial da Pandemia de Covid-19” para ficar instalado no Centro Cultural do órgão, no Rio de Janeiro.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O projeto é destinado “à memória e reflexão sobre causas, consequências, enfrentamento e superação desse grave acontecimento”. Ele também será uma memória para “estabelecer novos parâmetros e protocolos científicos de atuação “.

Durante a pandemia, o uso da máscara era obrigatório – Foto: Reprodução/ Fernando Frazão/ Agência Brasil

Uma comissão será criada para a elaboração e implantação do memorial. O grupo será responsável por:

  • Conceber e propor o projeto do Memorial, tanto no que diz respeito à estrutura física quanto às instalações, os equipamentos e os recursos necessários;
  • Conceber uma política nacional de preservação da memória da Pandemia de Covid-19;
  • Acompanhar a instalação e elaborar desenho de atividades a serem desenvolvidas no âmbito do Memorial, indicando potenciais parceiros; e
  • Definir a forma de trabalho, com a prerrogativa de convidar colaboradores de diferentes áreas do Ministério da Saúde e de outros órgãos ou pessoas externas que poderão contribuir com o projeto.

A comissão terá que se encontrar a cada 30 dias em Brasília para realizar as reuniões necessárias para o desenvolvimento do Memorial.

RELACIONADAS

+ Vacina contra Covid-19 vai compor Calendário Nacional de Vacinação

+ Memorial em homenagem aos Heróis da Saúde é inaugurado no Hospital Delphina Aziz, em Manaus

+ Memorial em homenagem às vítimas da Covid-19 será construído em Manaus