Em seis anos, mais de 45 milhões de brasileiros passaram a usar a internet no país.

O Brasil alcançou a marca de 161,6 milhões de habitantes conectados em 2022, o equivalente a 87,2% da população de 10 anos ou mais de idade, estimada em 185,4 milhões de pessoas.

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Entre os internautas, 93,4% declararam que usavam a internet todos os dias.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O acesso à internet avançou mais entre os idosos do que entre as crianças nos últimos seis anos.

O número de pessoas com 60 anos ou mais que usavam a internet mais que triplicou no período, subindo de 6,5 milhões em 2016 para 20,4 milhões em 2022.

Entre as crianças de 10 a 13 anos, esse contingente de conectados avançou de 8,1 milhões para 9,8 milhões no período.

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Inclusão digital

Desde 2016, o contingente de excluídos digitais foi reduzido em mais de 60%: havia 59,7 milhões de brasileiros sem acesso à internet naquele ano, 35,9 milhões a menos que os atuais 23,8 milhões de desconectados registrados atualmente.

O número de domicílios conectados à internet ficou 21,1 milhões maior em seis anos: em 2016, havia 47,8 milhões de lares com utilização da internet, subindo a 68,9 milhões em 2022.

A proporção de usuários conectados alcançou 89,4% entre os habitantes de áreas urbanas no ano passado, e 72,7% entre os moradores da área rural.

Na população que usava a internet, o meio de acesso mais adotado foi o telefone móvel celular, mencionado por 98,9% dos conectados, seguido pela televisão (47,5%), pelo microcomputador (35,5%) e pelo tablet (7,6%).

O IBGE lembra que já vinha de anos anteriores a tendência de queda no uso de microcomputador e de tablete, acompanhada de aumento da utilização da televisão para acessar a internet.

Em 2022, a maioria dos usuários usou a internet para conversar por chamadas de voz ou vídeo (94,4%).

As finalidades mais relatadas foram:

  • Enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos diferentes de e-mail (92,0%);
  • Assistir a vídeos, inclusive programas, séries e filmes (88,3%);
  • Usar redes sociais (83,6%);
  • Ouvir músicas, rádio ou podcast (82,4%);
  • Ler jornais, notícias, livros ou revistas pela Internet (72,3%);
  • Acessar banco(s) ou outras instituições financeiras (60,1%);
  • Enviar ou receber e-mails (59,4%);
  • Comprar ou encomendar bens ou serviços (42,0%);
  • Usar algum serviço público (33,4%);
  • Jogar (32,4%) e;
  • Vender ou anunciar bens ou serviços (12,0%).