Somente neste ano, o Brasil registrou 1.079 óbitos de dengue e bateu um recorde de mortes causada pela doença em 2023.

Os dados são Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan online) do Ministério da Saúde e revelados nesta quinta-feira (28).

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo o Sinan, maior número de óbitos no período de um ano completo ocorreu em 2022, quando chegou a 1.053 registros. Em seguida, vem o ano de 2015, com 986 mortes.

Já o Amazonas registrou 11 óbitos e 15.460 casos de dengue entre janeiro até dia 30 de novembro de 2023, segundo dados para da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

A doença

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores.

Prevenção

Entre os fatores estão o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus, e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica e anemia falciforme).

A melhor forma de evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. 

Segundo o Ministério da Saúde (MS), foi incorporada, no último dia 21 de dezembro, a vacina contra dengue no Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacinação será focada em público e regiões prioritárias, com definição de estratégias de utilização das doses disponíveis prevista para ocorrer nas primeiras semanas de janeiro.

RELACIONADAS

+ Brasil é o país com mais casos de dengue no mundo, alerta OMS

+ Ministério da Saúde incorpora vacina contra a dengue ao SUS