O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), inaugurou nesta quinta-feira (1º) um novo batalhão da Polícia Militar na Cracolândia.
A sede será na rua Vitória, a 500 metros do local onde se concentram os usuários de crack.
Em busca de melhorar a segurança no Centro da capital paulista, Tarcísio também prometeu mais investimentos em segurança pública.
Conforme o gestor, os investimentos incluem sistemas de monitoramento de ruas e um curso de capacitação especial para policiais que atuam na região central.
Investimentos na segurança pública
Os sistemas de monitoramento, que fazem parte do programa “Muralha Paulista”, devem receber investimentos de R$ 158 milhões para a aquisição de dispositivos eletrônicos de monitoramento, que também serão instalados na baixada santista.
O curso de capacitação, por outro lado, terá foco no desenvolvimento dos PMs para assistência social e medicina, visando uma melhoria na abordagem dos profissionais com os moradores da região.
Como incentivo para a inscrição das aulas, que começam na próxima semana, os policiais que se inscreverem no curso receberão uma bolsa de R$ 1,2 mil em acréscimo aos salários.
O pagamento ainda não foi oficializado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), mas a oficialização da carga horária e bônus será realizada pelo próprio órgão nos próximos dias.
O novo quartel
O batalhão da PM na Cracolândia abrigará a Força Tática, um grupo especializado da corporação, do 7º Batalhão.
O grupo é responsável pela região central e começará com 48 homens que antes ficavam na sede da avenida Angélica, em Higienópolis.
O quartel ainda deve receber mais 300 funcionários até março. A equipe contará com praças e recém-formados realocados das cidades da baixada santista durante a Operação Verão.
Concurso Público
Tarcísio de Freitas, durante o seu discurso, também citou a abertura de um concurso público para escritórios de arquitetura até o fim deste mês.
O objetivo do governador é de desenhar o novo complexo administrativo do estado ao redor da Praça Princesa Isabel, próximo do novo quartel e da Cracolândia.