Dois detentos conseguiram escapar do presídio federal de Mossoró (RN), marcando a primeira fuga registrada em uma penitenciária de segurança máxima no país, que possui cinco unidades em operação.
A fuga foi descoberta na manhã desta quarta-feira (14) por agentes federais, conforme confirmado pelo governo do Rio Grande do Norte. Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre o método utilizado pelos detentos para escapar.
As autoridades estão mobilizadas em busca dos fugitivos. Policiais federais já iniciaram uma operação para localizar os detentos, contando também com o apoio da Polícia Militar do RN, que foi acionada para participar das buscas desde as 8h desta quarta-feira.
Os fugitivos, identificados como Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, são membros do Comando Vermelho e estiveram envolvidos em uma rebelião ocorrida no presídio Antônio Amaro Alves, no Acre, no ano passado.
Segundo informações obtidas pelo UOL, eles não ocupam posições de liderança na facção, sendo conhecidos por serem responsáveis por execuções no “tribunal do crime” do Comando Vermelho no Acre.
Deibson cumpria pena de 33 anos por assalto à mão armada, enquanto Rogério foi condenado a cinco anos de prisão por envolvimento com o tráfico de drogas.
Até o momento, órgãos federais como o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Secretaria Nacional de Políticas Penais e o Departamento Penitenciário Nacional ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o incidente.