O instituto de terras do Pará (Iterpa) iniciou na manhã desta segunda-feira (04) a maior operação de campo voltada à regularização fundiária de sua história.
A operação acontece de forma simultânea em 4 municípios do nordeste paraense, em torno de 70 servidores técnicos foram preparados para os trabalhos de cadastros.
Os trabalhos de cadastro acontecem nas comunidades rurais dos municípios de Viseu, Bragança, Igarapé-Miri e Igarapé-Açu.
Serão utilizados mais de 32 equipamentos de georreferenciamento, 16 tabletes para vistorias agronômicas, 20 notebooks para elaboração de mapas cartográficos e muito planejamento em cursos pelas equipes.
“Para maior viabilização, as equipes irão trabalhar em campo com o sistema tecnológico do Sicarf que permitirá ações mais automatizadas com metodologia dos trabalhos e celeridade ao fluxo das atividades.” Informou a Iterpa.
O objetivo, segundo o presidente do instituto, Bruno Kono, é que a força-tarefa promovida beneficie mais de mil famílias, em cada um dos quatro municípios, que há anos aguardam o tão esperado título de terra.