A tropa do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, com mais de dez dias de atuação no Rio Grande do Sul, já realizou ações de busca e resgate de pessoas e animais, além de entregar suprimentos em cinco municípios do estado.
Os 15 militares partiram de Manaus no dia 10 deste mês, por meio da Campanha AM pelo RS, lançada pelo Governo do Amazonas.
No município de Estrela, na região do Vale do Taquari, onde ainda há pessoas desaparecidas, o Corpo de Bombeiros do Amazonas tem realizado ações de busca e salvamento em conjunto com outras corporações.
Além disso, estão envolvidos em trabalhos humanitários, incluindo a entrega de alimentos, medicamentos e a retirada de vítimas das enchentes, conforme relatou o tenente Rodolpho Carepa, comandante da tropa no RS.
“Estamos no município de Estrela, na região do Vale do Taquari, onde ainda há pessoas desaparecidas. O Corpo de Bombeiros do Amazonas junto com outras corporações vem realizando ações de busca e salvamento, bem como trabalho humanitário com entrega de ranchos, remédios e fazendo retirada de vítimas das enchentes” relatou tenente Rodolpho Carepa, comandante da tropa do Amazonas no RS.
Os militares embarcaram com destino ao Rio Grande do Sul no dia 10 deste mês. Após seis dias de viagem pela BR-319, chegaram ao comitê de crise em Porto Alegre no dia 16.
A partir daí, foram direcionados ao município de Lajeado e já atuaram também nas cidades de Cruzeiro do Sul, Marquês de Souza, Progresso e Estrela.
Especialidades dos bombeiros
Os 15 bombeiros foram enviados com três viaturas, botes, equipamentos e suprimentos, sem gerar custos ao estado do Rio Grande do Sul.
A equipe é composta por dois mergulhadores, três guarda-vidas, dois especialistas em salvamento terrestre, um especialista em desastres naturais, um em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e seis especialistas em resgate em estruturas colapsadas.
Além disso, o Corpo de Bombeiros do Amazonas ofereceu estadia para uma equipe de 15 bombeiros militares de Roraima, que acompanharam a tropa rumo ao Rio Grande do Sul.
O apoio entre as corporações de bombeiros militares é um procedimento padrão em ocorrências de grande magnitude.